E-mail
comprapr@pr.sebrae.com.br

6º Encontro Nacional dos TCs debate inteligência, ensino, ouvidoria e comunicação, realizado em Florianópolis, foi nos dias 28 a 30 de novembro.

03/12/2018
Categoria: Regional Leste

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) teve participação destacada no 6º Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, concluído na última sexta-feira (30 de novembro), em Florianópolis. O evento foi realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC). Durante três dias, foram discutidos diversos temas em torno da inovação, integração, prevenção e eficiência dos órgãos de controle externo, com a participação de conselheiros e servidores do TCE-PR em diversas áreas.

Participaram dos debates os conselheiros Durval Amaral (presidente do TCE-PR); Ivan Bonilha (presidente do Instituto Rui Barbosa - IRB); Artagão de Mattos Leão e Ivens Linhares, especialmente nas discussões sobre o aperfeiçoamento da gestão governamental, os 30 anos da Constituição Federal e a atual conjuntura político-administrativa do país. O auditor Thiago Barbosa Cordeiro e o procurador do Ministério Público de Contas Gabriel Guy Léger também participaram do evento. Como presidente do IRB, Bonilha dirigiu painel no qual foram debatidas as iniciativas integradas dos Tribunais de Contas. O painel teve a participação dos conselheiros Sebastião Carlos Ranna de Macedo (TCE-ES) e Adircélio de Moraes Ferreira Junior (TCE-SC) e do auditor Rômulo Mirando Alvim (TC-DF).

Outros temas abordados durante o evento foram o uso das mídias sociais, o futuro do controle das políticas públicas e uma nova Lei de Licitações. Ao todo, cerca de 800 pessoas foram inscritas, entre servidores dos 34 Tribunais de Contas do país e de outras instituições. Comunicação Seguindo escolha da direção da Atricon, quatro TCEs apresentaram cases relacionados à área de comunicação social, durante a reunião da Rede de Comunicação dos Tribunais de Contas. Além do Paraná - representado pelo diretor de Comunicação Social, Nilson Pohl - apresentaram ações no setor os TCEs do Mato Grosso, Santa Catarina e Amazonas. Mais de 30 jornalistas participaram do encontro técnico, que recebeu a visita do presidente da Atricon, conselheiro Fábio Nogueira, e do presidente do TCE de Santa Catarina, conselheiro Dado Cherem. Ensino No 6º Encontro Nacional dos TCs, a Escola de Gestão Pública (EGP) apresentou aos participantes o modelo de ensino online adotado pelo TCE-PR, especialmente o alcance dessa modalidade. O supervisor de Capacitação da EGP, Anderson Saladino, destacou que, de janeiro de 2017 e outubro deste ano, a EGP capacitou 35.739 alunos no ensino presencial e 65.207 em cursos online. No total, foram capacitados no período mais de 100 mil pessoas, dos 399 municípios paranaenses e das 27 unidades da federação. A EGP também participou da reunião do Comitê de Capacitação do IRB, que debateu metas para o próximo ano. Ouvidoria Também durante o evento, as Ouvidorias de Contas se reuniram, na sede do TCE-SC, por solicitação do conselheiro Sebastião Carlos Ranna de Macedo, ouvidor do TCE do Espírito Santo e vice-presidente de Desenvolvimento e Controle Externo da Atricon. O objetivo foi a realização da reunião técnica do grupo de trabalho do projeto 1.2 da Atricon: Aprimoramento da Atuação das Ouvidorias dos TCs. A pauta da reunião teve como objetivo finalizar as entregas programadas, que foram iniciadas na primeira reunião técnica do grupo de trabalho, realizada em 14 de agosto deste ano, em Brasília.

O ouvidor do TCE-PR, Patrick Machado, está entre os responsáveis pela busca da qualidade e da uniformização dos trabalhos das ouvidorias dos TCs. Inteligência A inteligência aplicada ao controle externo; o processo de produção de conhecimento de inteligência; os procedimentos operacionais e de investigação administrativa das unidades de informações estratégicas; a integração entre a inteligência de segurança pública e os TCs no controle externo; o combate a crimes fiscais; e o Plano de ação da Rede InfoContas para 2019. Esses foram os principais temas tratados no encontro das unidades de informações estratégicas durante o evento. Segundo o coordenador de Sistemas e Informações da Fiscalização do TCE-PR, Reginaldo Bitello, "encontros desta natureza são de extrema importância, pois neles são apresentados os cases de sucesso obtidos pelos Tribunais de Contas, assim como a troca de experiências e de procedimentos operacionais". Militares O evento também foi marcado por um encontro das assessorias militares dos TCs. O Paraná esteve representado pelo coronel Júlio Richter Neto, o capitão Luís Carlos Lemos e a tenente Bárbara Massete.

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

Apoio:
O Programa Compra Paraná tem por objetivo fortalecer o ambiente de negócios local a partir das compras governamentais e públicas, favorecendo assim o desenvolvimento econômico e social dos municípios paranaenses. O Programa atua na criação de políticas públicas adequadas à legislação atual, estabelecendo um processo permanente de mapeamento, capacitação e negociação para compradores e fornecedores.
E-mail
comprapr@pr.sebrae.com.br
Copyright 2018