E-mail
comprapr@pr.sebrae.com.br

Atricon, IRB e TCs se unem à STN para harmonizar procedimentos contábeis.

07/02/2019
Categoria: Regional Leste

Até esta quinta-feira (7 de fevereiro) está sendo realizado, em Brasília, o 1º Fórum do Acordo de Cooperação Técnica da STN/ME com os Tribunais de Contas. Celebrado no ano passado, o Acordo de Cooperação Técnica STN/Atricon/IRB nº 1/2018 busca a padronização de conceitos, normas e procedimentos de fiscalização no País, especialmente nas áreas contábil e fiscal. O evento reúne 31 dos 33 TCs que compõem o sistema.

O TCE-PR está sendo representado pelo conselheiro Ivens Linhares, corregedor-geral da corte no biênio 2019-2020 e um dos representantes do Instituto Rui Barbosa (IRB) no comitê gestor do convênio. Órgão de estudos, pesquisas e capacitação dos tribunais de contas brasileiros, o IRB atualmente é presidido pelo conselheiro do TCE-PR Ivan Bonilha. Na abertura do fórum, iniciado na quarta-feira (6) na sede do Instituto Serzedelo Corrêa, no Tribunal de Contas da União (TCU), o presidente a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Fábio Nogueira (TCE-PB), destacou o comprometimento das entidades para o aprimoramento do sistema de controle externo. "O país vive uma grave crise fiscal, cujas causas são numerosas e de diversas naturezas.

É nosso papel contribuir para superar esse quadro", afirmou Nogueira. Ele ressaltou, ainda, o imprescindível envolvimento do IRB no acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, ligada ao Ministério da Economia. O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, apresentou no evento um profundo relatório da situação fiscal dos Estados brasileiros. Ele se declarou otimista com os resultados do acordo de cooperação com o sistema Tribunais de Contas. Na sua avaliação, essa parceria produzirá reflexos favoráveis no ajuste fiscal que o Brasil exige.

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

Apoio:
O Programa Compra Paraná tem por objetivo fortalecer o ambiente de negócios local a partir das compras governamentais e públicas, favorecendo assim o desenvolvimento econômico e social dos municípios paranaenses. O Programa atua na criação de políticas públicas adequadas à legislação atual, estabelecendo um processo permanente de mapeamento, capacitação e negociação para compradores e fornecedores.
E-mail
comprapr@pr.sebrae.com.br
Copyright 2019